31.7.12

O Batismo de Jesus

Quando chegou o tempo de iniciar Seu ministério público, o primeiro ato de Jesus foi ir até o rio Jordão e ser batizado por João Batista.
João havia sido enviado para preparar o caminho do Salvador. Ele havia pregado no deserto dizendo: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." Mar. 1:15.
Multidões afluíam para ouvi-lo. Muitos se convenciam de seus pecados e eram batizados por ele, no Jordão.
O Senhor havia revelado a João que algum dia o Messias viria a ele e pediria para ser batizado. Havia também a promessa de que um sinal lhe seria dado, de modo que ele pudesse saber quem era.
Quando Jesus chegou, João viu em Seu rosto os sinais de uma vida santa, de modo que se recusou a batizá-Lo dizendo: "Eu é que preciso ser batizado por Ti, e Tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça." Mat. 3:14 e 15.
Ao pronunciar essas palavras, Sua face iluminou-Se com a mesma luz celestial que Simeão havia contemplado. E então, João conduziu o Salvador às águas do belo Jordão e ali foi batizado diante de todas as pessoas.
Jesus não foi batizado para mostrar arrependimento por Seus próprios pecados, pois jamais pecara. Assim fez, para dar-nos o exemplo.
Quando saiu da água, ajoelhou à margem e orou. Então o céu se abriu e raios de glória refulgiram "e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre Ele". Mat. 3:16.
Suas feições e todo o Seu corpo brilhavam com a luz da glória de Deus. E do Céu, ouviu-se uma voz que dizia:
"Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo." Mat. 3:17.
A glória que repousou em Cristo é o penhor do amor de Deus por nós. O Salvador veio como nosso exemplo e tão certamente como Deus ouviu Sua oração, também ouvirá a nossa.
Os mais necessitados, os mais pecadores, os mais desprezados podem ter acesso ao Pai. Quando vamos a Ele em nome de Jesus, a mesma voz que falou a Cristo, fala a nós dizendo: "Este é o Meu filho amado, em quem Me comprazo." Mat. 3:17.
Vida de Jesus, p. 42,43
Ellen G. White

27.7.12

Jesus é Tentado no Deserto

Após Seu batismo, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado por Satanás. Ao dirigir-Se para o deserto, Cristo foi conduzido pelo Espírito de Deus. Ele não convidava a tentação. Queria estar a sós a fim de meditar sobre Sua obra e missão.
Através do jejum e da oração devia preparar-Se para trilhar a senda cruel que Lhe estava destinada. Como Satanás sabia onde o Salvador podia ser encontrado, para lá se dirigiu com o intuito de tentá-Lo.
Quando Cristo saiu das águas do Jordão, Seu rosto brilhava com a glória de Deus. Mas, depois de ter entrado no deserto, essa glória desvaneceu-se.
Os pecados do mundo, trazia-os sobre Si e em Seu rosto viam-se marcas de tristeza e angústia que homem algum jamais sentira. Ele sofria pelos pecadores.
No Éden, Adão e Eva haviam desobedecido a Deus ao comer o fruto proibido. Seu pecado e desobediência trouxeram sofrimento e morte para o mundo.
Cristo veio dar-nos um exemplo de obediência.
No deserto, depois de jejuar quarenta dias, não quis contrariar a vontade de Deus, mesmo para conseguir alimento.
Uma das primeiras tentações que venceram nossos primeiros pais foi a indulgência no apetite. Através daquele longo jejum, Cristo deveria mostrar que o apetite pode ser subjugado.
Satanás tenta o homem à indulgência no apetite porque isso enfraquece o corpo e anuvia a mente. Desse modo, ele sabe que pode mais facilmente derrotá-lo ou destruí-lo.
Porém, o exemplo de Cristo nos ensina que cada desejo incorreto deve ser vencido. Não devemos ser governados pelo apetite, mas sim governá-lo.
Uma Batalha Cruel
Quando Satanás apareceu a Cristo pela primeira vez, ele tinha a aparência de um anjo de luz. Afirmava ser um mensageiro do Céu.
Disse-Lhe que não era a vontade do Pai que Ele passasse por tais sofrimentos; Ele deveria apenas demonstrar que estava disposto a sofrer. No momento em que Jesus estava lutando com os mais duros padecimentos provocados pela fome, Satanás Lhe disse:
"Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães." Mat. 4:3.
Como o Salvador viera para viver como nosso exemplo, deveria suportar o sofrimento como nós precisamos suportá-lo. Não deveria operar nenhum milagre para beneficiar a Si próprio. Seus milagres deveriam ser somente em favor dos outros. A essa intimação de Satanás, Jesus respondeu:
"Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." Mat. 4:4.
Desse modo, Ele mostrou que obedecer à Palavra de Deus é mais importante que conseguir o alimento material. Aqueles que obedecem aos preceitos de Deus têm a promessa de ter todas as suas necessidades supridas na vida presente e também na vida futura.
Satanás não conseguiu derrotar Cristo na primeira grande tentação; ele então conduziu Jesus ao pináculo do templo de Jerusalém, e disse:
"Se és Filho de Deus, atira-Te abaixo, porque está escrito: Aos Seus anjos ordenará a Teu respeito; ... eles Te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." Mat. 4:6.
Aqui, Satanás seguiu o exemplo de Cristo citando as Escrituras. Mas a promessa não é para aqueles que voluntariamente se aventuram no perigo. Deus não havia ordenado que Jesus Se atirasse do pináculo e Ele não o faria para satisfazer a Satanás. Por isso replicou: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus." Mat. 4:7.
Devemos confiar no cuidado de nosso Pai celestial, mas não devemos ir aonde Ele não nos ordena. Não devemos fazer o que Ele proíbe.
Porque Deus é misericordioso e pronto a perdoar, muitos entendem que é seguro desobedecer-lhe, mas isso é presunção. Deus perdoará todos os que buscam perdão e se afastam do pecado. Porém não pode abençoar os que não Lhe obedecem.
Satanás então apareceu como realmente era - o príncipe dos poderes das trevas. Levou Jesus ao cume de uma montanha elevada e mostrou-Lhe todos os reinos do mundo.
A luz do Sol iluminava esplêndidas cidades, palácios de mármore, campos frutíferos e vinhedos. Satanás disse:
"Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares." Mat. 4:9.
Por um momento Jesus contemplou a cena e então voltou-lhe as costas. Satanás havia apresentado o que o mundo tem de mais atraente, mas o olhar do Salvador captou além da beleza exterior.
Ele viu o mundo em sua miséria e pecado, afastado de Deus. Toda essa miséria era resultado de o homem ter-se afastado do Criador para cultuar Satanás.
O coração de Jesus desejava ardentemente resgatar o que se havia perdido. Desejava devolver ao mundo mais do que a beleza edénica. Desejava colocar o homem em uma posição de vantagem com Deus.
Vencendo por Amor
Por amor aos pecadores, Ele resistia à tentação. Deveria ser um vencedor para que eles pudessem vencer, para que pudessem ser iguais aos anjos e dignos de ser reconhecidos como filhos de Deus. A essa oferta, Jesus respondeu:
"Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto." Mat. 4:10.
Essa grande tentação compreendia o amor do mundo, a ambição do poder, a soberba da vida e tudo o que possa afastar o homem de adorar a Deus. Satanás ofereceu a Cristo o mundo e suas riquezas se Ele homenageasse os princípios do mal. Do mesmo modo, ele nos apresenta as vantagens que podem resultar da prática do mal.
Ele segreda aos nossos ouvidos: "Para ser bem-sucedido neste mundo, você deve me servir. Não seja tão escrupuloso por causa da verdade ou da honestidade. Obedeça ao meu conselho e eu lhe darei honras, riquezas e felicidade."
Dando ouvidos a tais conselhos, estamos adorando a Satanás ao invés de Deus e isso nos trará miséria e ruína.
Cristo nos mostrou o que devemos fazer quando tentados. Quando Ele disse a Satanás: "Retira-te" (Mat. 4:10), o tentador não pôde resistir a essa ordem. Foi obrigado a se afastar.
Contorcendo-se de ódio, o chefe rebelde deixou a presença do Redentor do mundo.
Por hora, o combate havia terminado. A vitória de Cristo fora tão completa quanto a derrota de Adão.
Do mesmo modo, devemos resistir e vencer a Satanás. O Senhor nos diz: "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós." Tia. 4:7 e 8,9
Vida de Jesus
Ellen G. White

25.7.12

A Água da Vida

Do deserto, Cristo retornou ao Jordão onde João Batista pregava. Naquele tempo, homens foram enviados pelos líderes de Jerusalém para questioná-lo sobre a autoridade com que ensinava e batizava o povo.
Perguntaram-lhe se ele era o Messias ou Elias, ou "aquele profeta", referindo-se a Moisés. A todas essas perguntas, João respondia: "Não sou." João 1:21. Então disseram: "Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram." João 1:22.
João respondeu: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías." João 1:23.
Nos tempos antigos, quando um rei viajava de uma região para outra em seu país, os trabalhadores eram enviados adiante de sua comitiva para preparar as estradas. Deviam cortar as árvores, retirar as pedras e tapar os buracos de modo que o caminho pudesse estar aplanado para o rei.
Assim, quando Jesus, o rei da corte celestial, estava para vir, João Batista foi enviado a preparar o caminho, anunciando-O ao povo e convidando ao arrependimento de seus pecados.
Enquanto João respondia aos mensageiros de Jerusalém, ele viu Jesus em pé, à margem do rio. Com o rosto radiante, apontou para Ele e disse:
"No meio de vós, está quem vós não conheceis, O qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-Lhe as correias das sandálias." João 1:26 e 27.
O povo ficou grandemente comovido. O Messias estava entre eles! Olhavam ao redor ansiosamente para encontrar Aquele de quem João falava. Mas Jesus misturou-se à multidão e não puderam vê-Lo.
No dia seguinte, João viu Jesus outra vez e apontando para Ele exclamou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" João 1:29. Então João falou a respeito do sinal que vira por ocasião do batismo de Cristo: "Vi o Espírito descer do Céu como pomba e pousar sobre Ele. Pois eu, de fato, vi e tenho testificado", acrescentou, "que Ele é o Filho de Deus." João 1:32 e 34.

19.7.12

Os Ensinos de Cristo

Entre os judeus, a religião havia-se tornado uma simples observância de rituais. À medida que se afastavam do verdadeiro culto a Deus e perdiam o poder de Sua palavra, haviam tentado suprir o conteúdo espiritual com cerimónias e tradições inventadas por eles.
Somente o sangue de Cristo pode purificar do pecado. Somente Seu poder pode livrar o homem de pecar. Mas os judeus dependiam de suas próprias obras e cerimónias de sua religião para obterem a salvação. Por causa do zelo com que se dedicavam ao desempenho dos atos exteriores, julgavam-se justos e dignos de ocupar um lugar no reino de Deus.
Suas esperanças fixavam-se nas grandezas do mundo. Anelavam riquezas e poder que achavam ser o prémio merecido de sua suposta piedade.
Aguardavam o estabelecimento do reino do Messias na Terra e Ele haveria de dominar como um grande príncipe entre os homens. Cada bênção e favor terrenos esperavam receber por ocasião da Sua vinda.
Jesus sabia que as suas esperanças seriam frustradas. Ele tinha vindo ensinar-lhes algo muito melhor do que procuravam. O Seu objetivo era restaurar o verdadeiro culto a Deus. Ele devia trazer a religião com pureza de coração, que se manifestaria numa vida reta e num caráter santo.

O Sermão da Montanha
Em Seu belo sermão da montanha, Jesus explicou o que Deus considera mais precioso e o que proporciona verdadeira felicidade.
Os discípulos de Cristo haviam sido influenciados pelos ensinos dos rabinos e foi para esses discípulos que as primeiras lições de Cristo foram destinadas. Do mesmo modo, elas se destinam a nós, pois precisamos aprender as mesmas coisas.
"Bem-aventurados os humildes de espírito", disse Cristo. Mat. 5:3. Os humildes de espírito são aqueles que reconhecem sua própria pecaminosidade e necessidade espiritual. Sabem que em si mesmos nada podem fazer de bom. Desejam receber auxílio de Deus e para eles é dada essa bênção.
"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isa. 57:15.
"Bem-aventurados os que choram." Mat. 5:4. Isso não significa murmurar ou viver em lamúrias, nem apresentar uma disposição amarga e um semblante mal-humorado, mas a bem-aventurança refere-se aos que se entristecem verdadeiramente por seus pecados e buscam o perdão de Deus.
A todos esses Ele perdoará generosamente. O Senhor diz:
"Tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza." Jer. 31:13.
"Bem-aventurados os mansos." Mat. 5:5. Disse Jesus: "Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." Mat. 11:29. Quando era maltratado, Jesus pagava o mal com o bem. Nisso, Ele nos deu o exemplo, para que agíssemos do mesmo modo.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça." Mat. 5:6. Justiça é a prática de ações corretas. É obediência à lei de Deus, pois nessa lei tais princípios estão arrolados. A Bíblia diz: "Todos os Teus mandamentos são justiça." Sal. 119:172.
Por Seu próprio exemplo, Cristo nos ensinou a obedecer tais preceitos. A justiça da lei é vista em Sua própria vida. Temos fome e sede de justiça quando desejamos ter pensamentos, palavras e ações semelhantes aos de Cristo.
E podemos ser semelhantes a Ele se desejarmos. Podemos ter nossa vida como Sua vida e nossas ações em harmonia com a lei de Deus. O Espírito Santo trará o amor de Deus ao coração de modo que nos deleitaremos em cumprir Sua vontade.
Deus está mais disposto a dar o Seu Espírito do que os pais desejam dar boas dádivas aos seus filhos. Sua promessa é: "Pedi, e dar-se-vos-á." Luc. 11:9. Todos os "que têm fome e sede de justiça... serão fartos." Mat. 5:6.
"Bem-aventurados os misericordiosos." Mat. 5:7. Ser misericordioso é tratar as pessoas melhor do que merecem. Assim Deus nos tem tratado. Ele tem prazer em atos de misericórdia. É compassivo para com os ingratos e maus.
Do mesmo modo nos ensina a tratar os semelhantes: "Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." Efés. 4:32.
"Bem-aventurados os limpos de coração." Mat. 5:8. Deus dá mais valor ao que somos do que àquilo que dizemos que somos. Ele não Se importa com nossa aparência exterior; o que deseja é que sejamos puros de coração, então todos os nossos atos e palavras serão justos.
Davi orava: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro." Sal. 51:10. "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!" Sal. 19:14. Essa deve ser a nossa oração.
"Bem-aventurados os pacificadores." Mat. 5:9. Aquele que tem o espírito manso e humilde de Cristo será um

16.7.12

O Dia de Descanso de Jesus

Jesus guardou o sábado e ensinou Seus discípulos a guardá-lo. Ele sabia como o dia de repouso devia ser observado, pois Ele mesmo o santificara.
Diz a Bíblia: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar." Êxo. 20:8. "O sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; ... porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou." Êxo. 20:10 e 11. Cristo trabalhou com Seu Pai ao criar a Terra e foi Ele quem fez o sábado. A Bíblia diz que "todas as coisas foram feitas por intermédio d´Ele". João 1:3.
Quando olhamos o Sol, as estrelas, as árvores e as belas flores, devemos nos lembrar de que foram criados por Jesus e Ele fez o sábado para nos ajudar a ter em mente o Seu amor e poder.
Os mestres judeus haviam criado muitas regras a respeito de como guardar o sábado e queriam que todos obedecessem a elas; assim, vigiavam Jesus para ver se Ele as cumpriria.
Um sábado, quando Cristo e os discípulos voltavam da sinagoga, atravessaram um campo de cereais. Já era tarde e eles estavam com fome; por isso, colheram algumas espigas e comeram os grãos.
Em qualquer outro dia era permitido colher e comer do fruto da terra, mas jamais no sábado. Os inimigos de Cristo viram o que os discípulos fizeram e disseram a Jesus:
"Eis que os Teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado." Mat. 12:2. Jesus, porém, defendeu Seus discípulos. Lembrou Seus acusadores que Davi, quando teve necessidade, comeu os pães da proposição do tabernáculo e deu também aos seus famintos seguidores.
Se foi direito a Davi, quando faminto, comer os pães sagrados, não seria direito aos discípulos colher os grãos nas horas sagradas porque estavam com fome?
O sábado não foi feito para ser um fardo às pessoas mas para o bem delas e para dar-lhes paz e repouso. Por isso Jesus disse: "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Mar. 2:27.
"Sucedeu que, em outro sábado, entrou Ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida. Os escribas e fariseus observavam-No, procurando ver se Ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar. Mas Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé.
Então, disse Jesus a eles: Que vos parece ? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer? E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. E assim o fez, e a mão lhe foi restaurada. Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus." Luc. 6:6-11.
Jesus mostrou-lhes quão incoerentes eram, ao fazer-lhes esta pergunta: "Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço tirando-a dali?" Mat. 12:11.
Eles não puderam responder a essa pergunta. Então o Salvador lhes disse: "Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem." Mat. 12:12.
É lícito, ou seja, está de acordo com a lei. Cristo jamais reprovou os judeus por guardarem a lei de Deus ou por honrarem o sábado. Ao contrário, Ele sempre exaltou a lei em toda a sua plenitude.
Declarou Isaías a respeito de Jesus: "Foi do agrado do Senhor, por amor da Sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa." Isa. 42:21. Engrandecer significa exaltar, elevar a uma posição de destaque.
Cristo engrandeceu a lei demonstrando o maravilhoso significado de cada um de seus preceitos. Mostrou que a obediência não consiste apenas de atos externos que podem ser vistos pelos homens, mas envolve também os pensamentos que podem ser sondados por Deus.
Exemplo de Obediência
Aos que O acusaram de abolir a lei, respondeu: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." Mat. 5:17.
Cumprir significa guardar ou praticar. (Tia. 2:8.) Desse modo, quando Jesus veio a João Batista para ser batizado, disse: "... nos convém cumprir toda a justiça." Mat. 3:15. Cumprir a lei é obedecer perfeitamente a ela.
A lei de Deus jamais poderá ser modificada, porque Cristo disse: "Até que o céu e a Terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra." Mat. 5:18. Quando Ele perguntou: "É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?" (Luc. 6:9) mostrou que podia ler o coração dos ímpios fariseus que O acusavam.
Enquanto Jesus tentava salvar vidas curando os doentes, os fariseus tentavam destruir a vida, condenando-O à morte. O que seria melhor, matar no sábado, como planejavam fazer, ou curar os sofredores como Jesus havia feito?

10.7.12

O Bom Pastor

O Salvador caracterizou a Si mesmo como o bom pastor e aos Seus discípulos como o Seu rebanho. Ele disse: "Eu sou o bom Pastor; conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem a Mim." João 10:14.
Em breve, Jesus deveria deixar os Seus discípulos e disse isso para confortá-los. Quando não mais estivesse entre eles, deveriam lembrar-se de Suas palavras.
Sempre que vissem um pastor cuidando de seu rebanho, haveriam de lembrar-se do Seu amor e cuidado por eles.
Naquele país, o pastor cuidava de seu rebanho dia e noite. Durante o dia guiava-o às verdes e agradáveis pastagens, às margens do rio, através de colinas rochosas e florestas.
À noite vigiava-o, guardando-o do ataque de animais selvagens e de ladrões que sempre rondavam por perto.
Com ternura, cuidava das ovelhas fracas e doentes. Tomava os cordeirinhos em seus braços e levava-os no colo.
Não importava o tamanho do rebanho, o pastor conhecia cada uma de suas ovelhas e chamava-as pelo nome.
Do mesmo modo, Cristo, o Pastor celestial, cuida de Seu rebanho espalhado pelo mundo. Ele nos conhece pelo nome. Sabe onde moramos e quem mora conosco. Cuida de cada um como se não houvesse mais ninguém no mundo todo.
O pastor ia adiante de suas ovelhas e enfrentava por elas todos os perigos. Deparava-se com animais selvagens e ladrões. Muitas vezes era morto enquanto guardava o rebanho.

6.7.12

O Príncipe da Paz

Aproximava-Se Jesus de Jerusalém para assistir às festividades da Páscoa. Uma grande multidão que também se dirigia para participar desse importante evento cercava-O.Ao Seu comando, dois discípulos trouxeram um jumentinho, para que montado nele pudesse entrar em Jerusalém. Ajeitaram Suas vestes sobre o dorso do animal e ajudaram o Mestre a montá-lo. Tão logo montou, um grande grito de triunfo encheu os ares. A multidão aclamava-O Rei e Messias. Mais de quinhentos anos antes, o profeta descrevera esta cena:
"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta." Zac. 9:9.
Todos, naquela multidão sempre crescente, sentiam-se felizes e entusiasmados. O povo não podia oferecer-Lhe presentes caros, mas lançavam suas túnicas como tapete pelo caminho por onde Ele passava.
Também colheram lindos ramos de oliveira e palmeira para adornar a passagem. Julgavam que escoltavam Aquele que haveria de tomar posse do trono de Davi em Jerusalém.
O Salvador jamais permitira que Seus seguidores Lhe prestassem homenagens reais, mas naquela ocasião, desejava manifestar-Se ao mundo de modo especial como seu Redentor.
O Filho de Deus estava prestes a tornar-Se um sacrifício pelos pecados do homem. Sua igreja, em todos os tempos, deveria tornar o tema de Sua morte um assunto de profundo estudo e reflexão. Era, portanto, necessário, que a atenção de todos fosse dirigida a Ele.
Após uma cena como essa, Sua crucifixão e morte jamais poderiam se ocultar do mundo. Era desígnio de Deus que cada evento dos últimos dias da vida do Salvador fosse marcado de modo tão acentuado que nenhum poder pudesse apagar sua memória.
Provas Vivas do Amor Salvador
Na grande multidão que cercava o Salvador havia evidências de Seu poder de operar milagres.
Os cegos, a quem devolvera a visão, abriam caminho; os mudos, cuja língua Ele soltara, exprimiam os mais altos brados de louvor. Os inválidos, a quem curara, saltavam de alegria e eram os que mais se apressavam em colher ramos de palmeira para acená-los diante d´Ele.
As viúvas e órfãos exaltavam o nome de Jesus por causa de Suas obras de misericórdia em favor deles. Os leprosos, que tinham sido curados por uma palavra, estendiam suas roupas no caminho.
Os que haviam sido chamados dentre os mortos pela poderosa voz de Jesus estavam lá; e Lázaro, cujo corpo havia apodrecido no sepulcro, desfrutava agora de todo o vigor de sua juventude, acompanhando a multidão que seguia o Salvador a Jerusalém.
À medida que mais pessoas uniam-se à multidão, contagiavam-se pela inspiração do momento e uniam-se aos gritos que ecoavam de colina em colina e de vale em vale:
"Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!" Mat. 21:9.
Muitos fariseus presenciavam a cena irritados. Sentiam que perdiam o domínio do povo. Tentaram silenciar a manifestação com toda a sua autoridade; porém, suas ordens e ameaças só aumentavam mais o entusiasmo do povo.
Sentindo que não podiam controlar a multidão, abriram caminho entre ela e aproximaram-se de Jesus dizendo: "Mestre, repreende os Teus discípulos!" Luc. 19:39.
Disseram que tais aglomerações tumultuadas eram contra a lei e proibidas pelas autoridades.
Jesus, porém, lhes respondeu: "Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão." Luc. 19:40.
Essa cena de triunfo era desígnio do próprio Deus, pois havia sido predita pelos profetas e nenhum poder terrestre poderia impedi-la. A obra de Deus seguirá sempre em frente a despeito de os homens tentarem impedi-la ou destruí-la.
A Tristeza do Salvador
Quando a multidão atingiu o alto da colina, Jerusalém em todo o seu esplendor apareceu diante da vista de todos. Extasiado ante a repentina visão de beleza, o povo conteve os gritos. Todos os olhares se fixaram no Salvador, esperando ver nEle a mesma expressão de admiração que sentiram.
Jesus deteve-Se e uma nuvem de tristeza envolveu-Lhe o semblante e a multidão atônita viu-o chorar copiosamente.
Ninguém podia compreender a aflição do Mestre, mas Ele chorava porque a cidade estava condenada à destruição.
Ela havia sido a filha de Seu cuidado e Seu coração enchia-se de angústia porque em breve a cidade ficaria desolada.
Tivessem seus habitantes dado ouvidos aos ensinos de Cristo recebendo-O como o Salvador, Jerusalém teria "permanecido para sempre".
Ter-se-ia tornado a rainha dos reinos, livre com a força concedida por Deus.
Nenhum exército armado guardaria seus portões e nenhuma bandeira romana tremularia em suas torres.
De Jerusalém, o estandarte da paz teria ido a todas as nações. Ela teria sido a glória do mundo.
Os judeus, porém, haviam rejeitado seu Salvador e estavam prestes a crucificar o seu Rei. Quando o Sol mergulhasse no horizonte naquele dia e a noite caísse, o destino de Jerusalém estaria selado para sempre. (Cerca de quarenta anos mais tarde, a cidade foi destruída e queimada pelo exército romano.)
Os líderes receberam a notícia de que Jesus Se aproximava acompanhado de um grande cortejo. Eles saíram ao Seu encontro com a intenção de dispersar a multidão e ostentando toda a sua autoridade, perguntaram: "Quem é Este?" Mat. 21:10.
Os discípulos, inspirados pelo Espírito de Deus, responderam: "Adão vos dirá: 'É a semente da mulher que esmagará a cabeça da serpente.' (Gên. 3:15).
Pág. 87
"Pergunte a Abraão e ele vos dirá: 'É Melquisedeque, o Rei de Salém, o Rei da paz.' Heb. 7:1.
"Jacó vos dirá: 'Ele é Siló da tribo de Judá.' (Gên. 49:10.)
"Isaías vos dirá: 'Emanuel' (Isa. 7:14), 'Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.' Isa. 9:6.
"Jeremias vos dirá: 'É o Ramo de Davi', 'o Senhor, Justiça Nossa.' Jer. 23:6.
"Daniel vos dirá: 'Ele é o Messias.' (Dan. 9:25 e 26).
"Oseias vos dirá: 'Ele é o Senhor Deus dos Exércitos, o Senhor é Seu nome.' Osé. 12:15.
"João Batista vos dirá: 'Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.' (João 1:29.)
"Jeová declara de Seu trono: 'Este é o meu Filho amado.' Mat. 3:17.
"E nós, Seus discípulos, declaramos: 'Este é Jesus, o Messias, o Príncipe da Vida, o Redentor.'
"Até o príncipe das trevas reconhece-O dizendo: 'Bem sei quem és: o Santo de Deus.' Mar. 1:24."

3.7.12

A Purificação do Templo


No dia seguinte Jesus entrou no templo. Três anos antes, Ele havia encontrado homens vendendo e comprando no átrio externo e os havia repreendido e expulsado.
Agora ao retornar, encontrou o mesmo comércio ali. O átrio estava cheio de bois, ovelhas e aves que eram vendidos aos que desejavam oferecer sacrifícios por seus pecados.
Os que se ocupavam desse comércio praticavam extorsão e roubo de toda espécie e tal era a balbúrdia e o alvoroço do lado de fora que os adoradores eram seriamente perturbados.
Cristo parou na escadaria e varreu o átrio com Seu olhar penetrante. Todos os olhares voltaram-se para Ele. O vozerio das pessoas e o mugido dos animais cessaram. Todos olhavam o Filho de Deus atónitos e temerosos.
Naquele instante, a divindade irrompeu através da humanidade e deu a Jesus um poder e glória que jamais se manifestara n´Ele antes. O silêncio tornou-se quase insuportável.
Finalmente Ele disse em voz clara e com tal poder que sacudiu as pessoas como uma violenta tempestade:
"Está escrito: A Minha casa será casa de oração. Mas vós a transformastes em covil de salteadores." Luc. 19:46.
E com autoridade maior ainda da que manifestara três anos antes, ordenou: "Tirai daqui estas coisas." João 2:16.
Em outra ocasião os sacerdotes e os líderes do templo haviam fugido diante de Sua voz cheia de autoridade. Depois sentiram-se envergonhados de seu temor e decidiram que não mais recuariam daquele jeito.
Porém, naquele momento sentiram-se mais aterrorizados ainda e com toda pressa saíram do templo, levando consigo sua mercadoria.
O Doce Médico dos Médicos
Logo em seguida o átrio ficou repleto de enfermos que eram trazidos a Jesus para serem curados. Alguns já estavam morrendo. Essas pessoas aflitas sentiam sua enorme necessidade.
Olhavam suplicantes para Jesus, temendo encontrar o mesmo olhar severo que havia expulsado do templo os mercadores, mas o que encontraram em Sua face foi somente ternura e compaixão.
Jesus recebeu os doentes gentilmente e ao toque de Suas mãos a doença e o sofrimento desapareciam. Ternamente acolhia as criancinhas em Seus braços, acalmando seu choro irritado e tirando de seus pequenos corpos a dor e a doença. Eram devolvidas às suas mães risonhas e curadas.
Que quadro diferente encontraram os principais e sacerdotes ao voltar cautelosamente para o templo! Homens, mulheres e crianças erguiam a voz em louvor a Deus.
Viram os doentes curados, os cegos com a visão restaurada, surdos ouvindo e os coxos saltando de alegria.
As crianças tomavam a frente nas expressões de louvor. Repetindo os cânticos do dia anterior acenavam os ramos de palmeira em homenagem a Jesus. O templo repercutia as fortes exclamações:
"Hosana ao Filho de Davi! Bendito O que vem em nome do Senhor!" Mat. 21:9.
"Eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador." Zac. 9:9.
Os líderes tentavam silenciar os gritos de alegria das crianças, mas elas não podiam se calar pois todos estavam possuídos de uma incontida felicidade pelas maravilhosas obras que Jesus realizara entre eles.
Dirigiram-se então a Jesus, na esperança de que Ele ordenasse silêncio:
"Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?" Mat. 21:16.
Os orgulhosos líderes do povo recusaram o abençoado privilégio de anunciar o nascimento de Cristo e de promover Sua obra na Terra.
Mas o Seu louvor devia ser proclamado e Deus escolheu as crianças para fazê-lo. Se a voz dos pequeninos tivesse silenciado, as próprias colunas do templo clamariam.
Vida de Jesus, p. 89
Ellen G. White